Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como aumentar segurança das barragens de rejeitos?

Carta Aberta propõe seis medidas práticas para evitar novas “Marianas”

Para evitar que novos acidentes produzam tragédias como a de Mariana (MG), os especialistas elaboraram uma Carta Aberta propondo seis medidas práticas para aumentar a segurança das barragens de rejeitos. Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil desta segunda-feira (7), entrevista o professor da Universidade de Brasília (UnB) e engenheiro que preside a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), André Assis.

 

 

Ele explica que existe competência de engenharia para que as barragens de rejeitos sejam seguras. Quando acontece um acidente como esse de Mariana, ou falhou a técnica de engenharia, ou o sistema de gestão (como se cuida da barragem).

 

 

 

O presidente da ABMS informa que os especialistas elaboraram uma Carta Aberta propondo seis medidas práticas que aumentam a segurança das barragens de rejeitos. A primeira delas é que as barragens de mineração têm que ser projetadas com as mesmas especificações de segurança que qualquer outra barragem.

 

 

Outra medida contida na Carta Aberta, que o professor André Assis acha muito importante, é o acesso direto dos engenheiros responsáveis pela segurança da barragem à mais alta autoridade de uma mineradora. “Os gerentes de produção estão mais interessados com os índices de produtividade da mina, do que com a segurança em sí.”

 

 

Ele fala do sistema de injeção de risco, do sistema de governança de informação e da atualização das normas. Os interessados em conhecer os detalhes dessa carta acesse o site www.abms.com.br

 

 

Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima e do âncora no Rio de Janeiro, Cirilo Reis.



Criado em 07/11/2016 - 14:56 e atualizado em 07/11/2016 - 12:57

Mais do programa