Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Curitiba inaugura o 1º Museu de Arte Indígena no dia 18 de novembro

Explorando os sentidos do olfato, visão e audição dos visitantes, o

O 1º Museu de Arte Indígena (MAI) será inaugurado no dia 18 de novembro em Curitiba. Com a proposta de uma imersão no universo indígena brasileiro, o museu conta com mais de 700m² de exposição e com um acervo de obras relevantes da cultura indígena como cerâmica, cestarias, máscaras ritualísticas, objetos e adornos, com destaque para a arte plumária.

 

 

Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a idealizadora e presidente do Museu de Arte Indígena (MAI), Julianna Podolan. Ela explica que o museu foi desenvolvido a partir de uma coleção de objetos indígenas que começou a adquirir após uma visita a uma aldeia no Mato Grosso do Sul em 1997.

 

A presidente conta que dentro do museu tem a releitura de uma oca e a proposta do museu é que o visitante seja instigado por todos os sentidos. Julianna Podolan destaca que o visitante sente todo o aroma característico do cerrado e da Amazônia, ouve música indígenas, vê uma projeção de imagens de floresta, senta em banco indígena e em redes. “A ideia é que se o expectador não for captado por aquilo que ele olha, ele será impactado por aquilo que ele sente e percebe”, diz. 

 

A idealizadora fala da importância da cultura indígena, da desconstrução da cultura congelada. “Não é porque o indígena hoje tem um celular, usa um chinelo de dedo, que ele perdeu sua cultura. O homem é o portador da cultura, aonde ele estiver, ele vai continuar sendo indígena”, esclarece. 

 

Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima e do âncora no Rio de janeiro, Cirilo Reis.



Dia do Índio: pesquisa aponta o perfil dos índios do DF

Índio ou indígena? Eis a questão

Criado em 07/11/2016 - 18:16 e atualizado em 07/11/2016 - 16:36

Mais do programa