O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado nesta quinta-feira (16). Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, 45% das mortes de crianças acontecem nos primeiros 28 dias de vida, que é conhecido como neonatal. Sobre o assunto, o Revista Brasília entrevista a coordenadora de neonatologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF), Carla Pacheco.
Ela destaca que é um problema da saúde pública muito grave e que as causas da prematuridade são várias. E um fator importante na prevenção é um pré-natal bem feito: "evitando infecções durante a gestação, principalmente, infecções urinárias. Outro fator importante de prematuridade é a hipertensão materna", disse a coordenadora.
Carla Pacheco informa que existe uma política voltada para melhorar a qualidade da assistência pré-natal. Ela fala sobre a Rede Cegonha e o Método Canguru.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra, no player acima.
O Revista Brasília é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Miguelzinho Martins
Projeto Redinha acelera recuperação de bebês prematuros