Segundo estudo do Ministério da Saúde, o estado do Amazonas, desde 2006, vem ultrapassando a média nacional de detecção de pessoas infectadas pelo vírus HIV, sendo o segundo no ranking nacional, há dois anos consecutivos. E Tabatinga também, entre os municípios do estado, vem ocupando a mesma colocação, perdendo apenas para Manaus e para Parintins, devido ao grande fluxo de visitantes estrangeiros.
O Revista Brasil desta sexta-feira (2) entrevista o coordenador do programa DST-Aids em Tabatinga, Arnoldo Ferreira e o coordenador da Unesco na região do Alto Solimões, Francisco Nery. Eles explicam que a possibilidade das pessoas se infectarem é devido as peculiaridades da região: dimensões amazônicas, por ser região de fronteira, ao grande fluxo de pessoas e ainda existe o circuito do prazer e lazer.
Foi lançado ontem o aplicativo Viva Mais, pelo Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), juntamente com a Unicef e a Coordenação DST-Aids estadual, com o objetivo de ser mais uma ferramenta na prevenção, principalmente para a população jovem.
Ouça íntegra da entrevista, no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Rádios Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões. Apresentação: Terezinha Barbosa, da Rádio Nacional do Alto Solimões.
#Juventude: saiba como prevenir e tratar DST/Aids