O Revista Brasília conversou com Devanir Garcia dos Santos, assessor de comunicação e porta-voz da Adasa sobre o Projeto Produtor de Água, da Adasa, que conquistou o 2º lugar no concurso internacional The Water ChangeMaker Awards. O programa derrotou 340 projetos de 80 países.
O projeto do Distrito Federal promove o reflorestamento de áreas degradadas e proteção de nascentes.
Segundo Devanir Santos, o objetivo do projeto do Pipiripau foi criar incentivo para o produtor de água adotar boas práticas de conservação ambiental.
"A metodologia do programa 'produtor de água' é criar criar incentivo para os produtores rurais adotarem boas práticas conservacionistas. É importante dizer que no passado a gente tinha períodos de 20 dias, um mês, chovendo uma chuva mansa e mesmo que o solo não estivesse muito bom para impermeabilizar a água, alguma água entrava nesse solo. Hoje temos chuvas de curta duração e pancadas mais fortes.Então de nós não trabalharmos o solo adequadamente para melhorar a infiltração nós não vamos conseguir no período chuvoso fazer uma reserva para utilizar no período seco. E isso depende de práticas que precisam ser implementadas".
O Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, pela rádio Nacional AM Brasília.