Sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão, fotofobia e visão embaçada. Estes são os principais sintomas da Síndrome do Olho Seco, que pode favorecer o surgimento de doenças, como a conjuntivite viral, além da opacidade crônica, úlcera e outras lesões de córnea e prejuízo na acuidade visual.
O clima frio e a baixa umidade do ar costumam favorecer esta condição ocular. Outro agravante é a exposição excessiva a telas de computadores e celulares. "Este olho seco ligado ao computador é o olho seco evaporativo. Você acaba piscando menos e a lágrima evapora mais", explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto.
Segundo ele, após os 55 anos de idade existe uma maior propensão à Síndrome do Olho Seco. O problema atinge mais as mulheres, principalmente por causa do fator hormonal após a menopausa.
"Eu sempre digo para o paciente portador de olho seco que a hidratação dos olhos nunca é demais. Sempre que puder, incluir também o ômega na dieta para manter os olhos protegidos. É bom lembrar que temos fontes excelentes do ômega nas castanhas, frutas secas, na sardinha, no salmão, bacalhau e abacate."
Clique no player acima e confira a entrevista