Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prevenção e diagnóstico precoce podem evitar problemas graves de visão

Cinquenta milhões de brasileiros sofrem com algum distúrbio da visão, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Revista Brasília

No AR em 11/07/2022 - 10:00

Cinquenta milhões de brasileiros sofrem com algum distúrbio da visão, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas doenças oculares podem ser diagnosticadas durante a consulta com o oftalmologista e tratadas a tempo, evitando o comprometimento da visão e até mesmo a cegueira.

Nesse domingo (10), Dia Mundial da Saúde Ocular, o alerta é sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce.

Segundo a oftalmologista Núbia Vanessa, a maior causa de cegueira no mundo é a catarata, que é reversível com cirurgia e pode ser detectada durante a consulta de rotina.

"É importante também, durante a infância, os pais levarem os filhos ao oftalmologista para que eles possam fazer os exames adequados e verificar se está tudo dentro da normalidade."


Nesta entrevista ao Revista Brasília, ela explica quais são as doenças mais comuns que atingem os olhos e comprometem a visão, como a catarata, o glaucoma e as conjuntivites bacteriana e viral, alertando também sobre o risco da automedicação.

“A gente não deve usar colírio sem ser prescrito por um médico oftalmologista, porque, dependendo do tipo de conjuntivite, isso pode piorar o quadro, com graves consequências para o olho pelo uso inadequado de uma medicação."
 

Tags:  Saúde Ocular

Criado em 11/07/2022 - 14:09

Mais do programa