Um incêndio de grandes proporções atingiu armazém de açúcar do porto de Santos (SP), por volta das 16h30 deste domingo (03). O local ainda é monitorado pelos Bombeiros da cidade e do Guarujá (SP), cidade vizinha. A empresa de logística responsável pelo armazém, a Rumo, disse em nota que, no momento em que o fogo teve início, cerca de 100 funcionários trabalhavam no lugar. Não há registro de vítimas e ainda não se sabe a causa do incêndio.
Ouça também: Incêndio destrói cisternas de programa contra seca em Tocantins
O Revista Brasília entrevistou, na semana passada, o major do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Pablo Xavier. Ele falou sobre as diferentes causas de um incêndio: há as naturais, as acidentais, as de natureza química, física ou biológica e, principalmente, a ação do homem. Ele explicou quais são os riscos que a falta de manutenção e mau uso da rede elétrica podem trazer.
O entrevistado também falou sobre as causas do curto circuito e comentou o índice de empresas notificadas por falta de sistemas eficientes de combate a incêndios. Segundo ele, boa parte dessas entidades só está no padrão por causa da fiscalização.
Confira também as orientações sobre a prevenção cotidiana, uma forma barata e eficaz de previnir incêndios, e sobre o Regulamento de Segurança Contra Incêndios, além de informações das ações do Corpo de Bombeiros.
Ouça a entrevista. Revista Brasília vai ao na Rádio Nacional de Brasília, de segunda a sexta-feira, às 10h.