O Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a Universidade de Brasília (UnB) e a Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (ReHuNa) entregaram nesta quinta-feira (30) certificação para mulheres que concluíram o primeiro curso de formação de doulas voluntárias. O curso é para mulhere que poderão atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) voluntariamente.
A coordenadora do curso de Doulas da ReHuNa, Marilda de Cassia, explicou que esse projeto visa ampliar o que já acontece atualmente nos Estados de Pernambuco, Amazonas, São Paulo e Minas Gerais. "É um projeto onde mulheres que terão seus filhos no serviço público vão ter apoio de uma doula, uma mulher que vai apoiar fisicamente e emocionalmente a grávida", diz a coordenadora.
Cassia ainda esclarece que o Ministério do Trabalho já reconheceu como ocupação, doula, em janeiro de 2013. Saiba mais sobre esse assunto na entrevista do Cotidiano.
O programa Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, pela Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Miguelzinho Martins.