Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hospitais ainda não receberam pagamentos do SUS referentes a novembro

Santas Casas e hospitais filantrópicos enfrentam crise e podem fechar

Segundo o presidente da Confederação das Misericórdias no Brasil, Edson Rogate, havia uma promessa de pagamento referente ao mês de novembro, inclusive foi informado no próprio site do Ministério da Saúde que o pagamento sairia até o dia 16 de dezembro, mas até esta quinta-feira (18) não aconteceu o pagamento.

 

Ouça outras edições do Revista Brasília

 

Essa é a primeira vez na história que o governo atrasa os pagamentos dos hospitais.

 

Segundo uma nota enviada pelo Ministério da Saúde, foram liberados R$2 bilhões nessa terça-feira (16) para o custeio dos serviços de média e alta complexidade.

 

Ainda segundo a nota, o valor integra 70% dos recursos do teto, referente a parcela de dezembro e o restante será pago nas próximas semanas.

 

No entanto, segundo Edson Rogate, esta é nota que os hospitais receberam, mas o dinheiro não foi repassado. Ele ainda apela para que tenha outra nota do MS, porque eles não estão conseguindo falar com o Ministério.

 

Ainda segundo o presidente, a falta de pagamento inviabiliza tudo: transplantes, tratamentos oncológicos, funcionários sem salários. "Se não houver pagamento, como continuar os serviços?", pergunta Edson Rogate.

 

Confira a entrevista na íntegra ao programa Revista Brasília, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação de Miguelzinho Martins.



Criado em 18/12/2014 - 15:15 e atualizado em 18/12/2014 - 17:07