Pesquisa inédita avalia como está a saúde dos brasileiros. A inovação é que além das informações, foram coletados sangue e medidas de pressão arterial. Metade desses resultados ainda estão em análise e serão relatados nos próximos meses. Os resultados mais relevantes até agora são que 40% da população brasileira, ou seja, 57 milhões de pessoas relatam doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes, asma, depressão, doença do coração, artrite, doenças de coluna, câncer e doença renal.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Sáude, Débora Malta, o estudo mostra que a prevalência de doenças na população em geral é extremamente elevada. Casos de hipertensão arterial atingem 21,4% da população, 6% têm diabetes, problemas de coluna 18,5%, depressão 7,6% e isto chama bastante atenção sobre a importância da adoção de medidas de prevenção, para reduzir essas ocorrências.
Acompanhe a entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasília que vai ao ar dexta-feira, das 10h ao meio-dia, na Rádio Nacional de Brasília, com Miguelzinho Martins.