Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo mostra que parte da violência contra criança é praticada em casa

Dados fazem parte de levantamento realizado pela PUC do Rio Grande do

Uma pesquisa realizada entre 2012 e 2014, em 15 favelas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo apontou que a maioria da violência contra crianças é praticada dentro de casa. A situação é preocupante e até chocante porque a violência física e psicológica começa a partir de um ano de idade e se concentra durante o período em que a criança tem entre dois e quatro anos. 

 

Segundo o advogado, membro do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e fundador da Comissão Especial da Criança e do Adolescentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ariel de Castro Alves, as próprias mães, 73% delas, em Recife, dizem que batem nos filhos diariamente. Já no Rio de Janeiro, 71% disseram que agridem seus filhos rotineiramente e em São Paulo, 58% fizeram a mesma afirmação.

 

As avós também aparecem como agentes de violência. "Em Recife, 71% disseram que batem nos netos e em São Paulo o percentual é de 51%", afirma o advogado.

 

De acordo com o estudo, 78% das crianças disseram que são colocadas em situação de castigo físico em casa. E a sobre a violência urbana, as crianças afirmaram ter medo de policia por já ter presenciado algum tipo de tortura e/ou assassinatos de amigos e outras pessoas.

 

Saiba mais sobre este mapa da violência contra crianças e adolescentes nesta entrevista ao programa Revista Brasília, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Rejane Limaverde.



Criado em 22/01/2015 - 14:49 e atualizado em 22/01/2015 - 16:32