De acordo com o presidente do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Sindicondomínio-DF), José Geraldo Pimentel, nos últimos 8 anos, o Governo do Distrito Federal não fez atualização do valor venal dos imóveis. Por isto é justo fazer esta atualização, principalmente tomando-se por base uma tabela de pesquisa desses imóveis, por região administrativa.
No entanto, o que deixa a todos apreensivos é que além de atualizar o valor venal do imóvel, o governo acena com a possibilidade de aumentar a alíquota aplicável sobre esse valor, o que fará com que os moradores tenham um aumento de no mínimo 100% do IPTU, para o ano que vem. "Atualmente a alíquota para imóvel residencial é até 3%. Atualizando a tabela, pode-se chegar a 4% do valor venal do imóvel", diz o presidente.
Pimentel critica o Governo do Distrito Federal por não ter chamado o Sindicato dos Condomínios Residenciais do DF que é representando por quase 2 milhões de pessoas, em 16 mil condomínios ou mais de 640 mil unidades.
Ouça outras edições do Revista Brasília
Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasília, que vai ao ar às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Miguelzinho Martins.