Nesta quarta-feira (18) é comemorado o Dia do Consumidor para o comércio eletrônico no Brasil. A data foi escolhida para depois do Carnaval, já que nessa época é quando as vendas caem no comércio.
18 de março é comemorado o Dia do Consumidor para o comércio eletrônico
Segundo o consultor e professor de Gestão em Comércio Eletrônico e Marketing Digital, Rodrigo Maruxo, a iniciativa é interessante para o lojista, assim como para o consumidor porque é uma oportunidade para trazer uma recuperação nas vendas que ficaram em queda em fevereiro.
O mercado do comércio eletrônico tem um planejamento de crescer 20% neste ano, sendo que nos últimos dois anos cresceu entre 20 e 22%.
O consultor dá dicas de cuidados que o consumidor deve tomar quando utilizar o comércio eletrônico. Desde o ponto de vista da promoção, fazendo estudo anterior e avaliando as ofertas, variação de preço no mercado, para saber se a promoção é verdadeira. O consumidor atento pode acessar o site "Reclame Aqui", para observar como as lojas atendem seus clientes dentro do comércio eletrônico e como lidam com os problemas.
Rodrigo também fala que o fornecedor deve disponibilizar informações de CNPJ ou CPF, se for uma microempresa em nome de pessoa, endereço, telefone, em algum lugar visível para o consumidor, pois se não tiver essas informações discriminadas, ele está indo contra o Decreto 7.962 de 2013 que obrigada a discriminação desses dados.
Saiba mais sobre comércio eletrônico nesta entrevista ao programa Revista Brasil.
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