Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Carona Sustentável: aplicativo pretende melhorar a mobilidade urbana

Motoristas poderão oferecer carona para quem está precisando, sem

Um aplicativo de celular promete melhorar a mobilidade urbana para os estudantes da Universidade de Brasília (UnB). O "Carona Sustentável" oferece uma ponte entre os estudantes que utlizam carro para ir para universidade e os que dependem de trânsporte público.O Revista Brasília desta segunda-feira (30) conversou com um dos desenvolvedores do aplicativo, o ex-aluno do Departamento de Ciências da Computação da UnB, Márcio Batista.

 

Ele conta que o aplicativo conecta as pessoas em tempo real com base na geolocalização. Narra ainda que a ideia surgiu dentro da própria Universidade de Brasília, "me incomodava muito quando eu vinha para Unb, chegando na universidade eu via os estacionamentos sempre lotados, e a grande maioria dos carros com apenas uma pessoa. Me incomodava muito saber que as pessoas não tinham a cultura da carona solidária".

 

Atualmente o aplicativo está em fase de teste por alunos da UnB, com previsão de disponibilizar para toda a comunidade do DF no final de julho.

 

Márcio Batista conta como funciona o sistema: "o motorista que quer oferecer carona acessa o sistema, faz o cadastro do veículo, disponibiliza o número de vagas, o horário que está saindo e seleciona uma rota. Automaticamente o sistema pega os dados da carona, ficando disponível on line. Então, quando uma pessoa precisa de carona e acessa a aplicação, basta clicar no botão solicitar carona que o sistema automaticamente pega a localização dela, envia para o servidor, checa todas as pessoas que estão oferecendo carona neste momento e apresenta isso numa tela".

 

Saiba mais sobre este aplicativo e a segurança oferecida, nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 30/03/2015 - 16:33 e atualizado em 30/03/2015 - 17:35