A Lei nº 3.557 de 2005 dispõe sobre a individualização de instalação de hidrômetro nas edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios residenciais do Distrito Federal, e dá outras providências, mas está temporariamente suspensa.
O advogado e jurista Yure Melo diz que esta questão de utilizar a água sem ter um hidrômetro individual é complicado, porque além de haver pessoas sem consciência nenhuma e consomem mais água do que o necessário. Há o cidadão que mora sozinho e paga o uso da água de outro que tem uma família de cinco pessoas, por exemplo.
A legislação federal que obriga a instalação de condomínios está suspensa temporariamente, então a sugestão do jurista aos condomínios é instalar a individualização do uso da água no seu prédio. O custo da individualização de hidrômetros em condomínios residenciais fica em torno de R$ 1.200 a R$2.000 por apartamento, dependendo da empresa que vai realizar a obra.
Saiba mais sobre a importância do hidrômetro particular nesta entrevista ao programa Revista Brasília.
Ouça mais:
Bacia do Rio Descoberto apresenta menor volume dos últimos anos
Revista Brasília ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Miguelzinho Martins.