A tradicional Via Sacra de Planaltina sofreu corte orçamentário de 2/3 do valor. O valor estimado para este ano seria de R$1,5 milhão, para confecção de roupas, cenários, palco, inovações de efeitos especiais e iluminação para seis eventos e toda estrutura em dois locais: ao lado da Administração Regional de Planaltina e Morro da Capelinha.
Segundo a coordenadora Geral da Via Sacra de Planaltina-DF, Maira Vieira Amorim, só serão destinados R$ 500 mil, mas mesmo assim a via sacra vai acontecer. "Infelizmente o material utilizado em anos anteriores é pouco aproveitado porque se perde com a ação do vento, sol e chuva, já que não existe um galpão para guardar o material", explica.
Já com pessoal, que são 1.400 membros, sendo 1.100 atores, todo o trabalho é voluntário: são marceneiros e pintores e pessoas da comunidade. A Via Sacra vai ser realizada de 28 a 5 de abril, durante toda a Semana Santa, sendo o ápice na sexta-feira santa, dia 3, no Morro da Capelinha. A via Sacra é um evento antigo e tradicional e é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do DF desde 2008.
Saiba mais sobre a Via Sacra de Planaltina-DF nesta entrevista ao Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.