Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogada avalia mudanças do Novo Código do Processo Civil

Para a especialista, o novo código privilegia a conciliação e a

O novo Código do Processo Civil já foi sancionado e entra em vigor ano que vem. A advogada especialista em Direito Civil, Priscila Ortenzi de Oliveira, avalia que no novo código, o processo em si passa a ser um mero coadjuvante e o que fica mais em evidência é atender e dar o resultado, a pacificação para as partes.

 

Confira também: Novo Código de Processo Civil deve agilizar andamento dos processos

 

Para a advogada, a principal mudança é cultural. O novo código traz meios concensuais de solução de litígios, por meio da conciliação, mediação e arbitragem logo no início do processo. "Para o que utiliza o poder judiciário, a ideia é boa porque tenta dar maior celeridade  por meio da conciliação entre as partes, antes de um litígio, e isso é muito bom", avalia.

 

"A partir de agora haverá uma vinculação maior às súmulas e orientações dos tribunais superiores, que vão vincular todos os advogados, magistrados e os juízes. Agora, todos terão que fundamentar todos os pontos levantados pelas partes", afirma. "O que preocupa é se os tribunais terão a estruturua necessária para atender as novas regras. Isso é um grande desafio", diz a especialista em Direito Civil.

 

Ouça a entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 15/04/2015 - 17:22 e atualizado em 15/04/2015 - 15:24