Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atendimento pediátrico passa por mudanças em cidades do Distrito Federal

Primeira providência foi transferir pediatras da UPA de Ceilândia para

O atendimento pediátrico passa por mudanças nas regiões administrativas do Distrito Federal (DF). O tema foi assunto de entrevista no Revista Brasília desta terça-feira (7). Miguelzinho Martins conversou com a médica Carmem Martins, coordenadora da Pediatria da Secretaria de Saúde do DF.

 

A responsável pelo setor de pediatria do GDF explicou que a primeira providência foi transferir pediatras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia para o Hospital da cidade para otimizar a escala e dar assistência mais adequada. Outras regiões também tiveram mudanças. As UPAs de Samambaia e Recantos das Emas, onde existiam poucos profissionais em ambas e não dava para contemplar o atendimento durante toda semana, passam a ter escala casada. Foram priorizados dias de atendimento na UPA do Recanto das Emas, de quarta-feira a sábado e na UPA de Samambaia, de domingo a terça-feira. Além das UPAs, a coordenadora lembra que o atendimento também pode ser feitos nos postos de saúde.

 

Ouça também: Profissionais de saúde podem ter acesso a orientações científicas

 

O objetivo das mudanças é otimizar os recursos até que novos médicos sejam contratados, porque há um déficit de médicos pediatras muito grande e não dá para cobrir as duas UPAs adequadamente. De acordo com a coordenadora, as escalas visam atender a população em todas as regiões administrativas em dias alternados. As medidas são temporárias e não comprometem, segundo Carmem Martins, os serviços prestados, porque se não há pediatra em uma cidade, haverá na outra.

 

Acompanhe esta entrevista completa ao Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h na Rádio Nacional de Brasília.

 

 



Criado em 07/04/2015 - 13:26 e atualizado em 07/04/2015 - 11:36