Quais os desafios e a vocação de Brasília? Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasília entrevistou nesta segunda-feira (13), o advogado, cientista político e membro da Comissão Justiça e Paz., Melillo Dinis. A Comissão Justiça e Paz se reúne uma vez por mês, na Cúria Metropolitana de Brasília, para debater vários temas importantes para a sociedade e as famílias.
O advogado conta que neste mês de abril, o debate foi sobre os desafios de Brasília e sua vocação. O governador Rodrigo Rollemberg participou do debate, e segundo Melillo Dinis, o tema principal da discussão foram as desigualdades sociais. "Em Brasília, há áreas em que o IDH, qualidade de vida e renda per capta são comparados aos países escandinavos, que são os mais ricos do mundo. Mas ao mesmo tempo, temos regiões da cidade, onde a renda da população, os serviços públicos e a qualidade de vida são comparáveis aos países mais pobres do mundo, especialmente os africanos", explica.
Para evidenciar as desigualdades sociais da capital do país, o cientista político cita a expressão do professor emérito da UnB e membro da Academia Brasileira de Ciências, Isaac Roitman: "Brasília é um 'Nocongo', um misto de Noruega e de Congo, de um lado temos padrões econômicos e sociais da Noruega e noutro padrões iguais a do Congo africano. São desigualdades que acabam criando uma grande pressão para a cidade".
Acompanhe esta entrevista ao programa Revista Brasília sobre os desafios da capital de todos os brasileiros, que nos próximos dias começa a celebrar 55 anos de sua criação.
O Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins.