Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quadro Sem Diferença aborda leis específicas sobre autismo no país

Audiência na Câmara dos Deputados discutiu a política de proteção a

Quadro Sem Diferença do Revista Brasília desta segunda-feira (11) discutiu leis específicas sobre autismo no país. O presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Fernando Cotta, avalia que a dificuldade de aprovação dessas leis está na questão dos custos, de direcioná-los, de planejamento orçamentário, de participação social, de os governos federal, estaduais e municipais se preparem para fazer cumprir as leis.

 

Cotta diz ainda que é importante a sociedade entender o que é o autismo, porque a sociedade é que faz mover os governos, que reivindica e pressiona para a lei ser cumprida.

 

O Movimento Orgulho Autista Brasil trabalha no sentido de mostrar às famílias que têm filho com autismo que elas têm o direito de sentir orgulho de seus filhos. "O objetivo é que essas pessoas tenham a chance de se desenvolver, promover os acessos no sentido amplo como terapias, escola especializada, fonoaudiologia, enfim uma série de necessidades especiais que essas pessoas têm", avalia.

 


Segundo Cotta, infelizmente o Poder Judiciário está tendo mais esta necessidade agora, de pessoas reivindicando seus direitos, baseados nas leis 12.764/12 mais conhecida como a Lei Berenice e a lei 4.568/11 ou Lei Fernando Cotta. Os pais estão recorrendo muito ao judiciário e a grande maioria têm conseguido êxito.

 


Ouça também: Autismo: como diagnosticar?

 


Ainda para discutir o assunto, será realizado o Desabafo Autista, evento itinerante, totalmente gratuito, no dia 16 de maio, das 8h às 11h, no Ginásio da Asa Norte (GAN), na 603/604, L2 Norte. O evento é aberto ao público.

 

Acompanhe esta entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 11/05/2015 - 20:43 e atualizado em 11/05/2015 - 18:04