O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Paulo Salles, convidado pelo Revista Brasília, explicou sobre os objetivos do projeto que pretende abrir em Brasília um Centro de Pesquisa, Agricultura, Pecuária e Saúde Tropical. Ele disse que isto será feito por meio de uma parceria entre o atual Parque Tecnológico e a Embrapa que vê com bons olhos o desenvolvimento da pesquisa científica e novas tecnologias.
A proposta está em fase avançada de discussão, já há um acordo de cooperação firmada entre o GDF e a Embrapa e estão sendo tratados os assuntos legais e o plano de negócio para receber outros investimentos e outros parceiros. O secretário lembra que o parque nasceu para atender as empresas de informátiica basicamente, mas isto foi no passado. Hoje, ele está sendo visto como uma grande área de pesquisa e desenvolvimento.
Paulo Salles ressalta que não está excluindo a informática, mas ampliando e trazendo para a área de TI mais parceiros e, para Brasília, uma diversidade maior de oportunidades. Os ganhos diretos e inderetos desta iniciativa são muitos e variados. Em primeiro lugar, teremos uma área de pesquisa científica e, em segundo, o desenvolvimento tecnológico que é a criação de produtos e isto gera um ambiente de inovação tenológica.
Saiba mais sobre o parque científico de Brasília nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.