Como identificar quando uma criança está sofrendo abuso sexual? O delegado de Proteção à Criança e ao Adolescente, Wisllei Salomão, enumera as característicias que podem ser observadas no comportamento de crianças abusadas: tristeza constante, sonolência diruna, instabilidade emocional, medo exagerado dos adultos, principalmente do sexo do abusador, fuga, comportamento sexual adiantado para a idade e ainda incontinência fecal, ou seja, passa a defecar com frequência alta que não apresentava anteriomente, além de lesões na região genital.
O delegado lembra que essas características não são exclusivas do abuso sexual, a criança também pode estar sofrendo maus tratatos e algum tipo de bullyng, mas havendo lesão na região genital e edemas e até doenças sexualmente transmissíveis são provas claras de abuso sexual.
Wisllei Salomão alerta que o mais importante é que os pais tenham contato e vigilância constante com os filhos, porque isso ajuda a criança a ter confiança de contar para o pai ou a mãe. E lembra que normalmente esse tipo de crime é cometido por pessoas que têm ascenção sobre a vítima ou contato direto e inicialmente ela violenta a criança de forma psicológica, para depois praticar a violencia sexual.
Confira as informações nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.
Abuso e violência sexual de crianças e adolescentes ainda é grave no país
18 de Maio: Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças