Os golpe pela Internet estão cada vez mais comuns. De acordo com o delegado de Polícia no Distrito Federal, Rônney Matsui, os crimes cibenéticos têm aumentado cada vez mais e possuem uma infinidade de modalidades. "Os criminosos se aproveitam do anonimato e aplicam diversos golpes, em geral contra o patrimônio, como o estelionato e o furto mediante fraude", explica.
Com relação aos crimes financeiros pela internet, o delegado explica que normalmente acontecem de três formas: "a primeira é quando o golpista troca o cartão da vítima e copia os dados e senhas, o segundo é a aquisição ou clonagem de dados bancários pelo fishing, que significa pescar". Outra modalidade comum é quando o homem se apresenta querendo compromisso e acaba extorquindo, seduzindo, manipulando e tomando dinheiro de mulheres.
Rônney Matsui lembra que existem ainda outros crimes mais graves, como os que envolvem pornografia infantil, assédio, aliciamento de crianças e adolescentes e a extorção. "Esses casos têm ocorrido muito ultimamente", afirma.
O delegado orienta que as pessoas que sofrerem qualquer tipo de golpe devem registrar ocorrência policial, para que o Estado tome conhecimento desses crimes e possa evoluir para acompanhar a alta tecnologia empregada para o crime.
Acompanhe esta entrevista sobre o assunto ao progra a Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Masrtins, na Rádio Nacional de Brasília.