Quais os rumos das artes visuais no DF e no Brasil? O assunto será debatido nesta terça-feira (9) no Museu da República, em Brasília. De acordo com o diretor do museu, Wagner Barja, será realizada nesta terça-feira (9) ,das 14h às 18h, uma rodada de painés com especialistas do Rio e de São Paulo, para falar sobre as perspectivas do mercado de artes, com os galeristas da cidade.
Paralelamente acontece uma exposição com participação de 17 galerias alternativas de Brasília é uma espécie de cartografia das artes plásticas no Distrito Federal. Nesta quarta-feira (10), haverá um grande leilão, às 20 horas. A entrada é franca. O evento é uma parceria com a secretaria de Cultura e de Políticas Culturais do DF, com apoio do Sesc.
Segundo o diretor, o objetivo do evento é legitimar esse fenômeno da indústria das artes plásticas em Brasília, que envolve a produção artística e seu comércio. A mostra "Onde Anda a Onda", é uma produção das galerias que surgiram em Brasília nos últimos 3 anos.
Barja assegura que Brasília está protagonizando uma cena importante da cultura visual contemporânea. Inclusive, diz ele, a exposição "Onde Anda a Onda" dá visibilidade aos galeristas mais jovens da cidade que têm uma estrutura mínima mas trabalha com uma produçãoa artísitica de grande valor e excelência.
Confira a entrevista do curador da mostra ao Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.