Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caxumba: médica tira dúvidas sobre a doença

Aumento do número de casos de caxumba já preocupa estados como Rio de

O aumento do número de casos de caxumba já preocupa estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Distrito Federal (DF), de com a pediatra Ana Carolina Tardin, até o momento, foram registrados 18 casos da doença, sendo 10 em crianças com idade entre dois e dez anos, dois casos em adolescentes e seis casos em adultos. Mas ela lembra que a caxumba não tem indicação compulsória, ou seja, não há obrigatoriedade de notificação pelo médico ao atender pacientes com caxumba.

 

A médica foi a entrevista do Revista Brasília desta quarta-feira (22).

 

Carolina Tardin explica que a caxumba é uma doença viral que causa o aumento das glândulas salivares, principalmente a parótida que fica bem embaixo do ouvido, causando inchaço no rosto, febre baixa, dor no corpo, fraqueza e mal-estar. Ela lembra que para evitar a doença é necessário ter tomado a vacina tríplice viral.

 

Durante o programa, a pediatra também respondeu a perguntas de ouvintes sobre as complicações da doença. Segundo ela, é um mito popular dizer que quando a caxumba desce, o homem fica estéril. Na mulher, pode ocorrer a ovarite, que é a infecção dos ovários pelo vírus da caxumba, mas é muito raro, e as orientações são as mesmas, ou seja, repouso.

 

Saiba mais sobre a caxumba, mitos e verdade, nesta entrevista ao programa Revista Brasília na Rádio Nacional de Brasília.



Caxumba: são necessárias duas doses da vacina para proteção, afirma médico

Criado em 22/07/2015 - 17:38 e atualizado em 22/07/2015 - 15:20