O quadro Conheça sua Cidade, do Revista Brasília, desta sexta-feira (17), conta a história de Planaltina. No próximo domingo, dia 19 de julho a cidade comemora 156 anos.
A administradora Regional de Planatina, Dinalva Ferreira, diz que Planaltina é uma “cidade-mãe”, uma cidade com olhar interiorano, cheio de cultura e religiosidade e já tem mais de um século e meio de existência. Vários locais da cultura de Planaltina como o Museu, a Pedra Fundamental, a Casa da Cultura, entre utras, podem ser conhecidas pelas pessoas que nunca vieram à cidade, afirma.
Dinalva Ferreira ressalta que Planaltina tem um quarto do território do Distrito Federal (DF), a maior área rural e a maior produção agrícola do DF.
A cultura da cidade é forte, reunindo festas que atraem milhares de pessoas, como a Via Sacra, a festa do Divino Espírito Santo, exalta Dinalva Ferreira. O Vale do Amanhecer, comunidade esotérica muito tradicional, atrai várias pessoas para visitação. A região é uma referência mundial, com quase 30 mil moradores, todos adeptos àquela religião, diz.
Durante o programa, moradores da cidade participaram do Revista Brasília, perguntando sobre alguns problemas enfrentados na cidade, como saúde, transporte, segurança, educação e infraestrutura.
Ouça na íntegra as respostas da administração feitas nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com apresentação da jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.