No Dia do Nutricionista, comemorado nesta segunda-feira (31), o Revista Brasília vai falar sobre as funções deste profissional que trabalha sob o regime da Lei 8.234 de 1991. Para falar sobre o assunto, o programa conversou com o presidente do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Élido Bonomo.
Ele explica que o nutricionista pode atuar desde restaurantes, industriais, rede hospitalar, atenção básica à saúde, como na docência, ensino e pesquisa, na construção de novos produtos e na alimentação adequada e saudável para a população, além da dieta em função do exercício físico, assim como na rotina escolar.
Atualmente, afirma Élido Bonomo, as pessoas estão se preocupando mais com a sua saúde e a qualidade de vida. Isso requer uma dieta adequada a vários públicos, inclusive às necessidades especiais de celíacos e diabéticos, afirma.
O presidente do CFN alerta para a diferença entre o nutricionista e o nutrólogo. Este é uma especialidade médica, enquanto o nutricionista tem graduação, portanto a profissão é estabelecida pela graduação.
Durante a entrevista, ele também falou sobre tema da campanha que o conselho está fazendo em 2015: "Nutrição e Sustentabilidade - pratique essa ideia, o Planeta Agradece".
Ouça esta entrevista sobre o trabalho do nutricionista no player no topo da matéria.
O Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia, com apresentação de Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.