Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasília vai sediar o EnQuadrinhos - Primeiro Encontro de Quadrinhos

Encontro surge da necessidade de unir pesquisadores e fãs de todo país

Brasília vai sediar o EnQuadrinhos - Primeiro Encontro de Quadrinhos.  O evento pretende reunir pesquisadores, artistas e apaixonados pelas HQs. Serão ministradas palestras, oficinas e apresentações de pesquisas em pôster com alguns dos mais renomados autores do país.

 

Em entrevista ao programa Revista Brasília, o professor da Universidade de Brasília (UnB)  e líder da Comissão Organizadora do evento, Raimundo Lima,  conta que a universidade possui muitas pesquisas sobre o tema em diferentes áreas da ciência: na educação, nas artes plásticas, na comunicação, na história e da mesma forma em todo o país.

 

Ele conta ainda que o Brasil é um dos países pioneiros em pesquisa acadêmica sobre história em quadrinhos e a primeira grande reunião de interessados e aficcionados ocorreu por aqui ainda durante os anos 50, e foi organizado pelo professor Álvaro de Moia. "Diante da grande quantidade de produção é importante unir, trocar ideia e dialogar entre os aficcionados e pesquisadores em comum", avalia.

 

O professor explica ainda que o o ilatiano brasileiro, Ângelo Agostini, é considerado um dos criadores e desenvolvedores da linguagem da história em quadrinhos. Por isso, a data de nascimento dele, 14 de janeiro, marca o Dia do Quadrinho Nacional. "Ele foi importantíssimo para a época da República, porque por meio das tiras de quadrinhos que ele publicava, ocorreu o processo do sair do Império em direção à República do Brasil", avalia.

 

O evento será financiado por meio das famosas "vaquinhas online", quando um grupo de pessoas se reunem para ajudar uma causa. Para ajudar, clique aqui.

 

Saiba mais sobre o 1º Encontro de Quadrinhos que vai acontecer em Brasília, no mês que vem, nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Mercado brasileiro de quadrinhos deve ousar mais

Escritor diz que a porta de entrada para a leitura são os gibis

Criado em 03/08/2015 - 15:51 e atualizado em 03/08/2015 - 12:42