O programa Revista Brasília desta segunda- feira (10) falou sobre o colesterol. Sábado passado (8) foi lembrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.
Sobre o assunto, conversamos com o cardiologista Roberto Cândia. Ele diz que o colesterol é um componente do nosso organismo extremamente importante, produzido pelo próprio organismo, e utilizado para produção de hormônios, da vitamina D e de alguns componentes da célula. O problema é quando esse colesterol está em excesso.
O cardiologista explica a diferença do LDL e HDL: "o colesterol LDL se deposita nas paredes das artérias, do coração e das artérias do cérebro podendo levar ao entupimento delas, enquanto o HDL vai limpando o excesso, levando para o fígado para depois ser eliminado do organismo. Esse HDL pode ser alto, mas o LDL tem que ser baixo", esclareceu.
Ele explica que quando você começa apresentar sobrepeso, você pode ter não só a gordura (que também é prejudicial), mas possivelmente está com os níveis de colesterol ruim e os níveis de glicose alterados, e possivelmente se tornar hipertenso.
Para evitar o colesterol ruim, é preciso evitar os alimentos fritos, as gorduras transgênicas, salgadinhos prontos, manteiga, e utilizar Ômega 3. Para aumentar o HDL, a melhor ferramenta é fazer atividade física.
Saiba mais sobre o colesterol e como se livrar dele nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.
Nutricionista explica como controlar o colesterol
Médica explica o que causa elevação da taxa de colesterol