Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aluna da UnB é primeira cigana a concluir doutorado na América Latina

Paula Soria enfrentou o preconceito dos próprios familiares, saiu de

Estudante da Universidade de Brasília( UnB)  fala sobre as dificuldades e motivações em relação aos estudos no programa Revista Brasília desta terça- feira (11). Paula Soria é a primeira cigana a concluir doutorado na América Latina.

 

Ela diz que sempre foi seu desejo estudar, mas teve dificuldades porque nasceu numa família cigana que segue a cultura romany ou romá. Essa cultura não permite que a mulher estude porque os pais têm medo de perderem seus filhos na escola. Diante disso, Paula Soria só conseguiu seguir os estudos, porque rompeu com a cultura de origem quando tinha 15 anos.

 

Paula Soria conta recebeu ajuda de amigos não romany e em seguida também se casou com um não romany. Hoje, ela  trabalha com a literatura romany que emerge no seio da comunidade nas mãos de escritores que são também híbridos culturais, "que dialogam entre dois mundos".

 

Ela conta que só depois de algum tempo voltou a falar com seus parentes, ter algum apoio e poder lutar para que outras mulheres romany venham a estudar, ter acesso ao conhecimento e outras culturas.

 

Ouça a história da mestre e doutora romany Paula Soria, nesta entrevista ao Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.

 



Todo o mistério e tradição dos ciganos no ZoaSom

Conheça as tradições e a cultura dos povos ciganos

Criado em 11/08/2015 - 18:52 e atualizado em 11/08/2015 - 15:37