Hoje (14) é dia de homenagear quem habitualmente informa o tempo para todos, o meteorologista. Por isso, o Revista Brasília recebe o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Mamedes Luiz, que além da previsão do tempo vai falar um pouco sobre a profissão.
A data, 14 de outubro, configura o dia oficial da meteorologia, esta ciência, explica Mamedes, que mesmo inclusa dentro das ciências exatas, não é tão exata assim, por estudar fenômenos em movimento na atmosfera. A profissão desperta novidade e todos querem saber por que ocorre um tornado ou por que um raio sai de uma nuvem e de outra não?
Mamedes Luiz diz que o foco de estudo da meteorologia é a investigação dos fenômenos observáveis, relacionados com a atmosfera e deveria trabalhar junto com a geografia e a física, para dar suporte junto à matemática, porque não envolve só fenômenos atmosféricos, mas também a fenômenos ligados à terra, à vegetação e ao relevo.
Ouça também: Por que o Brasil sofre tanto com as mudanças climáticas?
Para o meteorologista, a internet tornou mais eficaz o processamento de dados meteorológicos, porque esta ciência funciona à base de observação, com dados pontuais. E então, quando se jogam esses dados num computador, onde existem fórmulas de física e matemática, eles são transformados em gráficos e desenhos, para ser interpretado o que está acontecendo. Antes do computador, tudo era feito à mão e era muito trabalhoso, demorando muito o resultado.
Saiba mais sobre a ciência da meteorologia nesta entrevista ao Revista Brasília.
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, na Rádio Nacional de Brasília, das 10h ao meio-dia. A apresentação é de Miguelzinho Martins.
Brasil se prepara para Conferência do Clima na França