Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Black Friday: Idec orienta o consumidor na hora das compras

Black Friday é um dia em que empresas oferecem grandes descontos para

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) orienta que consumidores tomem cuidado com a Black Friday, marcada para ocorrer nesta sexta-feira (27). A Black Friday é uma prática realizada nos Estados Unidos, e incorporada recentemente ao Brasil, é um dia em que são oferecidos descontos para a queima de estoque. 

 

Em entrevista ao Revista Brasília, a advogada do Idec, Cláudia Almeida, explica que é necessário pesquisar muito para não transformar o sonho em pesadelo. Ela diz que a Black Friday merece atenção do consumidor para não comprar por impulso, pensando que está obtendo grandes descontos. "A pesquisa de preço é boa para qualquer tipo de compra para ter uma prévia do quanto realmente custa o produto e acreditar em desconto de 80% é arriscado".

 

O Idec alerta que há uma maquiagem de preço dos produtos, que funciona da seguinte forma: semanas antes a empresa aumenta o preço do produto, e na Black Friday volta para o preço real, como se fosse o desconto. A especialista explica que isso não é desconto, mas sim maquiagem de preço e propaganda enganosa. E diz que se depois de comprar, o consumidor descobrir que caiu neste tipo de armadilha, pode requerer na justiça o valor real do desconto.

 

A advogada do Idec lembra ainda que o consumidor deve ficar atento porque comprar por impulso gera endividamento.

 

Sobre pacotes de viagens é necessário guardar todos os panfletos promocionais, além do contrato, para em caso de o pacote ser diferente do oferecido, o consumidor ter os direitos garantidos.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Black Friday: confira dicas para não cair em golpes e fraudes em compras online

Procon alerta consumidor sobre compras durante Black Friday

Criado em 25/11/2015 - 16:54 e atualizado em 25/11/2015 - 14:35