O Revista Brasília desta segunda-feira entrevistou o secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis sobre as perspectivas do setor cultural para 2016.
O foco deste ano, segundo ele, será a retomada de obras como a do Centro de Dança de Brasília, do Espaço Cultural Renato Russo, do Museu de Arte e do Teatro Nacional.
Ainda de acordo com Guilherme Reis, a Secretaria de Cultura pretende lançar vários editais de circulação para todos as linguagens artísticas e para todas as cidades do DF.
Os recursos financeiros destinados para a cultura local estão hoje em R$ 5 milhões, para circulação de diversos setores das artes e da cultura, afirma o secretário, mas além disso, o Fundo de Arte vai investir R$50 milhões em projetos durante o ano de 2016.
Guilherme Reis diz que tudo que significa fomento à produção cultural de Brasília vai ter um impulso muito grande ainda neste mês de janeiro, porque será anunciado o resultado do Fundo de Arte de 2015 e lançado o edital do audiovisual que, em parceria com a Agência Nacional do Cinema(Ancine), do Ministério da Cultura, que vai viabilizar todo o setor do audiovisual do Distrito Federal.
Ele explica que a ideia é pagar tudo referente a 2015 e lançar os editais de 2016 até abril e já iniciar o pagamento deste, para chegar em dezembro em dia com os débitos e não mais lançar editais atrasados.
O secretário de Cultura promete trabalhar com mais equilíbrio a Lei do Silêncio, e discutir com a comunidade os projetos de uma cidade viva, musical e que se caracteriza pela cultura e pela arte.
Confira quais são as perspectivas da Secretaria de Cultura do DF nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com apresentação de Solimar Luz, na Rádio Nacional de Brasília.
População poderá opinar sobre programa energia solar no DF
Secretário de Educação fala sobre matrículas na rede pública do DF; ouça
Secretaria da Mulher no DF vai focar no combate à violência em 2016