Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa revela que 36% dos consumidores fazem compras para aliviar o estresse

Os dados fazem parte de uma pesquisa do SPC Brasil e mostram que os

Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 36% dos consumidores fazem compras para aliviar o estresse. Os dados fazem parte de uma pesquisa do SPC Brasil e mostram que os jovens são os que gastam mais.

 

Para falar sobre essa pesquisa, o Cotidiano convidou o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli. Ele comenta que as pessoas usam o consumo como uma forma de aliviar o estresse, mas muitas vezes isso prejudica as finanças, porque a compra impulsiva pode criar problemas no futuro.

 

José Vignoli explica que os jovens são os que mais se utilizam dessa prerrogativa, porque sentem com isso uma sensação de poder, de liberdade: "mas esses jovens acabam se acostumando com o consumo inconsequente que pode trazer resultados desagradáveis, inclusive na formação dos jovens", avalia.

 

O educador financeiro esclarece que as classes A e B representaram 40,2% desses consumidores: "essa é uma questão de proporcionalidade. Não é porque são da classes A e B que a pessoa não vai ter problemas financeiros. Ela tem uma renda maior, mas está gastando proporcionalmente mais", diz.

 

Ele aconselha as pessoas a terem um planejamento que não precisa ser obrigatoriamente sofisticado, mas que faça com que elas tenham plena consciência daquilo que podem gastar. 

 

José Vignoli fala que a pesquisa mostrou que as mulheres têm mais essa característica, por causa da vaidade, das ofertas dos produtos de beleza, uma necessidade de seguir a moda, mas os homens também têm esse tipo de comportamento com os eletroeletrônicos.

 

Saiba mais sobre como se livrar das compras por impulso nesta entrevista ao Cotidiano, com Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



41% dos brasileiros que compram por impulso estão inadimplentes

Como controlar as compras por impulso? Especialista orienta

Criado em 25/01/2016 - 16:49 e atualizado em 25/01/2016 - 14:47