Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quadro Sem Diferença apresenta o trabalho das Associações de Síndrome de Down

As associações de Síndrome de Down são agregadas pela Federação que

Quadro Sem Diferença, do programa Revista Brasília, apresentou nesta segunda-feira (29) o trabalho das Associações de Síndrome de Down, que têm o objetivo de garantir o direitos das pessoas que possuem a síndrome.

 

A presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Lenir Santos, contou que a federação surgiu em 1995 com o objetivo de agregar todas as entidades do país que defendem a causa das pessoas com síndrome de down na tentativa de ajudar e garantir os diretos dessas pessoa na sociedade,  perante o poder público, nas escolas e no mercado de trabalho.

 

Ela explica que a síndrome é uma alteração cromossômica, uma espécie de acidente genético que ocore logo no começo da gravidez.  Cada pessoa tem 46 cromossomos, mas quem apresenta Síndrome de Down têm 47 cromossomos, um a mais.

 

A presidente explica que as estimativas acerca da incidência da síndrome são variadas no Brasil. "Alguns geneticistas dizem que é um caso para cada 600 nascidos vivos, mas alguns dizem que a incidência de nascidos com a síndrome chega a mil. Mas o importante é que as pessoas com dowm têm todos os direitos que as outras que não tem nenhuma deficiência: direitos à escola, ao trabalho, ao lazer, à vida afetiva estável. No entanto, nem sempre eles conseguem", afirma.

 

Conheça o site da Federação das Associações de Síndrome de Down.

 

Acompanhe esta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Síndrome de Down é o tema do Quadro Sem Diferença desta segunda (26)

ZoaSom aborda a Síndrome de Down nesta quinta-feira

Criado em 29/02/2016 - 18:15 e atualizado em 29/02/2016 - 15:12