Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

DF recebe campanha de combate a tuberculose

A Campanha de Combate à Tuberculose promovida pela Secretaria de Saúde

O combate a Tuberculose é tema de campanha promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF), nas estações do Metrô de Brasília.

 

A farmacêutica do programa de Combate à Tuberculose da Secretaria de Saúde do DF, Elaine Morelo, participou do Revista Brasília, e explicou que a tuberculose é uma doença infecciosa que compromete vários órgãos, principalmente o pulmão. 

 

A farmacêutica alerta que se a pessoa passar mais de três semanas com tosse, é interessante buscar uma unidade de saúde para fazer uma avaliação. "Hoje, os exames laboratoriais confirmam, e até uma máquina de teste rápido, que em duas horas, a pessoa sabe se tem tuberculose, e, se é ou não resistente a algum medicamento", diz.

 

Elaine Morelo conta que no Brasil, a incidência da tuberculose está em 32%, considerada alta, mas no DF tem a menor incidência do país, 12%, ou seja, um caso para cada 100 mil habitantes.

 

Ela explica que a doença é transmitida de pessoa para pessoa por meio da tosse e do espirro, e está muito ligada à situação de vulnerabilidade social, pessoas que ficam em ambientes fechados, muita gente respirando no mesmo lugar. "Por isso é necessário fazer o diagnóstico precoce, tratar essa pessoa para quebrar a cadeia de transmissão", esclarece.

 

Os sintomas clássicos são: febre baixa, sudorese norturna, tosse, perda de apetite, perda de peso, e todo um fator epidemiológico, porque quem teve um caso na família, precisa de atenção especial.

 

Elaine Morelo explica que o tratamento é em torno de seis meses e é importante fazê-lo de forma completa, para a doença não reincidir.

 

Nesta quinta-feira (24), Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, haverá uma ação na Estação Central do Metrô, na Rodoviária, para levar informação e até encaminhar pessoas à uma unidade de saúde, para diagnóstico e tratamento, se for necessário.

 

O telefone para mais informações na Secretaria de Saúde do DF é (61) 3322-7378.

 

Saiba mais sobre a tuberculose, os sintomas e o tratamento, nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Tuberculose: OMS diz que 1/3 da população mundial tem contato com bacilo

Amazonas lidera casos de tuberculose no Brasil

Criado em 22/03/2016 - 18:30 e atualizado em 22/03/2016 - 17:20