Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

DF registrou 13 feminicídios este ano

Coordenadora explica que o aparente aumento pode ser explicado devido

Em entrevista ao programa Revista Brasília, a coordenadora da unidade do Pacto pela Vida da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Laiza Spagna, disse que foram registrados 13 feminicídios no Distrito Federal no período de janeiro deste ano até o último dia 13 de novembro. Segundo ela, esse número pode ser considerado bem abaixo da média nacional que denuncia 13 mulheres assassinadas por dia.

 

Explicou também que de 2015 a 2016 ocorreu um aumento nos casos configurados como feminicídio no DF. "Como a categoria de feminicídio surgiu em 2015, houve um processo de aprendizagem dos profissisonais de segurança pública em Justiça criminal no trato dessa categoria criminal e até mesmo em identificar o fenômeno como feminicídio. Quanto mais as mortes violentas de mulheres forem categorizadas como feminicídio, melhor para a visibilidade e o tratamento dessa temática."

 

A coordenadora destacou, no entanto, que o número de homicídios em geral no DF caiu 10% no período de outubro de 2015 a outubro deste ano. "O DF experimenta hoje a menor taxa de homicídios dos últimos 20 anos. Há uma melhor qualificação dessa categoria criminal relativa a morte de mulheres, que tem sido mais identificada como feminicídio e contribuindo para a luta dos movimentos de direitos das mulheres."

 

A coordenadora disse que existe uma ampla rede de atendimento às vítimas no DF, como a Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo. Todas as delegacias também contam com um setor de atendimento especial voltado às mulheres e os casos de violência podem ser denunciados no Ligue 180.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima.

 

O Revista Brasília é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia, na Rádio Nacional AM Brasília.

 



Criado em 15/11/2016 - 15:08 e atualizado em 16/11/2016 - 06:25