Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PMs recebem treinamento para atender deficientes auditivos

Capacitação em Libras visa facilitar comunicação em casos de

A iniciativa surgiu com a necessidade de capacitar os policiais militares que atuam no Batalhão Escolar, para abordarem alunos surdos, porque estavam ocorrendo diversos equívocos. A coordenadora de Cursos de Capacitação do Centro de Apoio ao Surdo (CAS) do Distrito Federal, professora Lira Matos, em entrevista ao Revista Brasília, desta segunda-feira (28), disse que foi necessário capacitar policias na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a comunicação com esses alunos.

 

O Centro de Apoio ao Surdo (CAS) faz parte da Secretaria de Educação do DF e os alunos surdos reclamavam da dificuldade de pedir socorro para a polícia e, quando o socorro chegava, a comunicação era falha. Por isso, 120 policiais militares do Batalhão Escolar foram inicialmente capacitados.

 

Mas agora surgiu a necessidade de expandir esse serviços para outros setores como a Polícia Militar (PM) em geral, Bombeiros, Samu e outros tipos de emergências. Então foi criado o Serviço de Apoio ao Aluno Surdo (Saas), dentro do Batalhão Escolar, onde o aluno com deficiência auditiva tem acesso ao WhatsApp e SMS.

 

As aulas de Libras atualmente estão sendo repassadas para 20 policiais da Academia de Polícia, Comando da PM e Polícia Civil, para disseminar a língua e apoiar o indivíduo surdo.

 

Saiba mais informações no player acima.

 

O Revista Brasília vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 10h, pela Rádio Nacional AM Brasília. Apresentação: Miguelzinho Martins.

 

 



Inclusão: surdos e ouvintes aprendem libras em escola bilíngue no DF

Aplicativo traduz conteúdos em português para Libras

Libras: Lei dispõe sobre o uso da Língua Brasileira de Sinais

Criado em 28/11/2016 - 19:29 e atualizado em 28/11/2016 - 17:33