Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Ponta da Língua: vidas pretas importam ou vidas negras importam?

Clarisse Mattos aborda a distinção entre os termos "pretas" e "negras", e busca a origem da palavra "negro", nesta edição do quadro semanal

Revista Rio

No AR em 10/06/2020 - 00:43

Explorar dúvidas e curiosidades existentes na Língua Portuguesa: este é o objetivo do quadro Na Ponta da Língua. Um bate-papo do âncora Dylan Araújo com Clarisse Mattos, revisora e fundadora da Reta Final, empresa de revisão de textos acadêmicos.

Nesta edição do quadro, Clarisse traz para o público uma reflexão sobre a distinção entre os termos preto e negro em nossa língua, já que, por exemplo, nos Estados Unidos, a diferença do uso é bem marcada. O assunto veio da frase em inglês black lives matter, afirmação presente em uma onda de protestos que toma as ruas dos Estados Unidos, nos últimos dias. Aqui no Brasil, o lema tem sido traduzido como vidas pretas importam ou vidas negras importam.

Qual seria a designação mais adequada dos termos pretas e negras, na língua portuguesa, sob o ponto de vista sociolinguístico? Qual é a origem da palavra negro, que, nos Estados Unidos, é considerada uma grande ofensa?

A distinção entre os dois termos é o tema do quadro Na Ponta da Língua. Ouça clicando no player!

Criado em 10/06/2020 - 01:12

Mais do programa