Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Direito Condominial: como é a cultura do cancelamento nos condomínios?

Consultor em Direito Condominial fala sobre o assunto no Revista Rio

Revista Rio

No AR em 23/07/2020 - 11:23

Em sua participação semanal no programa Revista Rio, Alexandre Marques, advogado especialista em Direito Condominial, conversou com Dylan Araujo sobre a cultura do "cancelamento" no universo dos condomínios.

Ouça a participação de Alexandre Marques, dentro do programa Revista Rio no player abaixo:


 

Na "cultura do cancelamento", a pessoa sofre um boicote - é "cancelada" - por ter se manifestado de uma forma questionável ou ofensiva, e perde fãs e seguidores que discordam com a opinião.

Sempre trazendo uma visão que apresenta um paralelo entre a vida comum e a vida dentro dos condomínios, Alexandre acredita que a cultura do cancelamento sempre esteve presente, mesmo antes da existência da internet.

 

"Era muito comum numa assembleia de condomínio, principalmente em condomínios altamente politizados, polarizados, que houvesse uma postura, precedendo a assembleia, de um grupo se aliar para calar uma determinada pessoa, para calar um determinado grupo, desmerecendo o discurso através de uma circular aberta a todos os condôminos, na hora da assembleia, a pessoa se manifestando, o pessoal vaiando, coagindo, fazendo barulho, caçando a palavra, o microfone das mãos", conta ele, completando que no plano virtual esse comportamento é mais comum.

 

Para ele, ficou nítido o aumento da polarização nas assembleias condominiais.

Alexandre cita uma carta aberta, publicada na Revista Harpers e comentada em artigo do jornal Folha de S.Paulo, na qual artistas, escritores e intelectuais condenam "o clima de intolerância que se instalou por todos os lados", com críticas à cultura do cancelamento. 

 

Criado em 23/07/2020 - 12:55

Mais do programa