Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em São Gonçalo, projeto que oferece preparação para o Encceja enfrenta dificuldades

Espaço de Aprendizagem Joyce Gravano possui apenas um monitor de 14 polegadas

Revista Rio

No AR em 03/08/2020 - 23:58

Em entrevista a Dylan Araujo, no programa Revista Rio, a pedagoga e articuladora social, Joyce Gravano, falou sobre os desafios do centro comunitário de educação, criado por ela na cidade de São Gonçalo, o Espaço de Aprendizagem Joyce Gravano. O projeto existe há cinco anos e começou preparando mulheres para a certificação do Ensino Médio, através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Segundo informações do Ministério da Educação, o Encceja tem o objetivo de objetivo "construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes, adquiridos no processo escolar, ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros".

Antes da pandemia do novo coronavírus, Joyce trabalhava com uma turma que já enfrentava dificuldades. Com a notícia recente de que o Encceja será realizado em dezembro, ela resolveu se unir a outras organizações, com o intuito de seguir na preparação desses alunos para o exame. Foi criado o projeto Educação Que Liberta, realizado pelas organizações não governamentais Eu Sou Eu e o Comitê Popular de Crise de São Gonçalo, junto com o espaço de educação idealizado por Joyce Gravano.

O principal desafio é permitir o acesso do maior número de alunos às aulas virtuais e às outras ações realizadas no âmbito do combate ao novo coronavírus. E para realizar as aulas existe uma diversificada necessidade de materiais, como mesas, cadeiras e um projetor.

"O projetor é nossa necessidade mais urgente, porque, com ele, a gente vai conseguir fazer com que os alunos tenham maior vizibilidade das aulas que estão sendo transmitidas", explica ela.

Para entrar em contato com o projeto basta ligar para o número (21) 98856-2058, ou acessar as respectivas páginas nas redes sociais.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player!

Criado em 04/08/2020 - 00:57

Mais do programa