Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores criam máscara que neutraliza ação do coronavírus

Projeto une UFRJ, PUC-RJ e Inmetro e está em fase de testes

Revista Rio

No AR em 12/08/2020 - 20:23

Renata Simão, professora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conversou com Dylan Araujo, no programa Revista Rio, sobre o projeto de tecido para máscara que pode neutralizar a ação do coronavírus. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Inmetro, Coppe/UFRJ, e PUC-Rio, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A ideia é produzir uma máscara utilizando materiais biodegradáveis e três camadas protetivas. "A primeira camada, perto do rosto, é uma camada mais de conforto", explica ela. "A segunda camada contaria com nanopartículas ativas, caso o vírus atingisse essa camada seria inutilizado, e a terceira camada, externa, seria protetiva, impediria que o vírus penetrasse."

Durante a entrevista, Renata fala sobre a fase em que está o projeto. Ela também comenta sobre a união de organizações e competências que está permitindo a produção dessa nova máscara, que tem previsão de ser biodegradável e reduzir em apenas 15% a respirabilidade, como as máscaras de TNT usadas por profissionais de saúde.

Ouça a entrevista na íntegra:

Confira matéria da repórter Tatiana Alves sobre o assunto!

Criado em 12/08/2020 - 21:06

Mais do programa