Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Direito Condominial: entenda o que é Usucapião Especial Urbana

Quais as implicações da usucapião e a possibilidade da medida acontecer no universo dos condomínios, a partir de decisão recente do STF

Revista Rio

No AR em 02/09/2020 - 23:59

Em sua participação no programa Revista Rio, o advogado Alexandre Marques, especialista em Direito Condominial, falou sobre o usucapião. Esse direito, reivindicado pelo uso de um terreno, por exemplo, pode se aplicar para um apartamento ou para uma área dentro de um condomínio? Esses e outros assuntos foram abordados durante a entrevista.

O  usucapião é o direito de posse de um bem móvel, ou imóvel, conquistado pela utilização, por determinado tempo, de forma contínua e sem contestação. O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu, em uma relatoria, que apartamentos podem ser objeto de usucapião urbana. O julgamento foi encerrado na última sexta-feira (28), no plenário virtual. A decisão foi unânime.

"As pessoas, em geral, não sabem disso, mas a nossa legislação brasileira, tem previsão de até oito tipos de usucapião, usucapião extraordinário, ordinário, especial rural, especial urbano, coletivo, familiar, usucapião, inclusive, de bens móveis, também de uma forma ordinária e extraordinária", comentou Alexandre Marques, logo no início da entrevista, antes de comentar sobre o impacto da decisão do STF, que trata da usucapião em um apartamento, de um condomínio.

Ouça a conversa, na íntegra, clicando no player!

Criado em 03/09/2020 - 00:04

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa