Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Planetários se unem para celebrar de forma virtual chegada da primavera

Mais do que a beleza da estação, o público terá acesso aos saberes da ciência

Revista Rio

No AR em 21/09/2020 - 14:14

A chegada da primavera será celebrada, nesta terça-feira (22) com um evento virtual, organizado por planetários de todo o país. Além de um vídeo especialmente preparado para a data, astrônomos e especialistas vão responder perguntas dos internautas e explicar o que acontece com o planeta Terra no chamado equinócio da Primavera. O vídeo será apresentado de 10 às 10:31, exatamente no horário de início da nova estação. Depois, o público poderá interagir com os cientistas.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Planetários, José Roberto de Vasconcelos, explicou que a ideia é transportar um pouquinho da vivência dos planetários para a internet, já que esses espaços continuam fechados devido à pandemia.

O Brasil tem mais de 100 planetários fixos e móveis, espalhados por quase todos os estados. A segunda maior quantidade das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, e a maior do hemisfério sul. José Roberto detalha que assim como a explicação do equinócio da primavera, essas instituições têm o papel de tornar a ciência acessível a todos.

A transmissão será pelo Youtube no Canal da Associação Brasileira de Planetários. Também foram abertas inscrições para a participação em uma conferência virtual, mas as vagas se esgotaram em menos de 24 horas. O público que não conseguiu se inscreveu, no entanto, poderá fazer perguntas pelo Youtube. Com informações de Mariana Tokarnia da Agência Brasil, da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Raquel Júnia.

Criado em 21/09/2020 - 14:14

Mais do programa