Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Disque Denúncia do Rio de Janeiro revela dados sobre degradação ambiental

Zeca Borges, coordenador do programa, destacou os principais pontos no Revista Rio

Revista Rio

No AR em 05/10/2020 - 22:46

O Linha Verde (0300 252 1177), programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, recebeu, desde 2015, mais de 50 mil denúncias de crimes ambientais. Entre essas informações, aproximadamente 5.500 manifestações são exclusivamente sobre desmatamento florestal. Só em 2019, foram 12.258 denúncias sobre ilícitos cometidos contra o meio ambiente em todo o estado do Rio. O levantamento contabiliza o equivalente a 100 campos de futebol de áreas degradadas por desmatamento, nos últimos seis anos.

Zeca Borges, idealizador e coordenador do Disque Denúncia, conversou sobre o assunto com Dylan Araujo, nesta segunda-feira (05), no programa Revista Rio. Segundo ele, depois de uma fese positiva, com ações de recuperação da Mata Atlântica, o desmatamento voltou a aumentar, principalmente em regiões da Baixada Fluminense e do município de São Gonçalo, também no interior do estado, por motivos diferentes. No Grande Rio, "são os milicianos que fazem loteamentos e vendem glebas em áreas públicas, ou áreas abandonadas, áreas em que você não sabe a propriedade. Eles simplesmente invadem e começam a fazer", revela ele. Já no interior, os motivos do desmatamento são diversos, tendo relação com a produção de lenha e o garimpo.

Ainda, segundo Zeca Borges, existe um problema na cidade do Rio que se refere à falta de fiscalização em áreas como o Maciço da Pedra Branca, ou Maciço da Tijuca. "Se a prefeitura não agir, não adianta a polícia agir", opina ele, alegando que faltam atitudes punitivas a serem realizadas pelo poder municipal, como a interdição dos locais e o cancelamento, ou fiscalização de possíveis licenças para edificações.

Para Zeca, a população está fazendo a sua parte. "O denunciante é muito pródigo em dar a informação. Ele dá todos os detalhes, como chegar lá, que horas encontrar as pessoas, tudo isso e até o nome dessas pessoas." Ouça toda a entrevista clicando no player.

Contatos do Disque Denúncia: 2253-1177 (capital e região metropolitana do Rio) e 0300-253-1177 (interior do estado)

O programa também pode ser acessado via aplicativos para celular, lembrando que as denúncias são anônimas.

 

 

Criado em 05/10/2020 - 23:54

Mais do programa