Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Ponta da Língua revela curiosidades de mais uma expressão popular

Clarisse Mattos conta a história da popularidade da expressão "amigo da onça"

Revista Rio

No AR em 27/10/2020 - 18:50

Explorar dúvidas e curiosidades existentes na língua portuguesa: este é o objetivo do quadro Na Ponta da Língua, todas as terças-feiras no programa Revista Rio. Acompanhe o bate-papo do âncora Dylan Araújo com Clarisse Mattos, revisora e fundadora da Reta Final, empresa de revisão de textos acadêmicos.

Nesta edição do quadro, Clarisse conta como a expressão "amigo da onça" ficou popular no Brasil.

"Amigo da onça" é geralmente utilizada, com ironia, para se referir a alguém que não está adotando a postura do que se espera de um amigo. Durante o quadro, ela lê um texto, de autoria de Petrarca Maranhão, que trouxe inspiração para o tema desta edição, e que provavelmente deu origem à referida expressão. Depois da história contada por Petrarca, "amigo da onça" virou o título de uma coluna na revista "O Cruzeiro", primeira publicação do país a ter ampla circulação nacional. "Essa coluna, 'Amigo da Onça', trazia umas charges feitas por um cartunista muito talentoso, chamado Péricles de Andrade Maranhão, em que ele criticava a sociedade, a política, o dia-a-dia", revela Clarisse.

Ouça o Na Ponta da Língua clicando no player:

 

Criado em 27/10/2020 - 19:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa