Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto da UERJ é um dos vencedores do “I Desafio Universitário da Primeira Infância"

Prêmio tem como objetivo apoiar ideias que busquem melhorar a qualidade de vida de bebês e crianças

Revista Rio

No AR em 16/12/2020 - 12:42

O projeto “Futurus Infância”, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi um dos vencedores do “I Desafio Universitário da Primeira Infância". O prêmio, da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), selecionou iniciativas que têm potencial para melhorar a qualidade de vida da primeira infância no Brasil. Três projetos foram escolhidos, entre 156 grupos inscritos.

O projeto da UERJ tem como objetivo criar um aplicativo para atender gestantes e crianças da comunidade da Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Dylan Araújo conversou com Rafael Moraes, professor e coordenador do grupo vencedor, que falou sobre a iniciativa.

O nosso objetivo principal é democratizar o acesso a serviços básicos, especialmente saúde, educação e lazer para gestantes, bebês e crianças de 0 a 6 anos”, disse Rafael.

A ideia é que as pessoas dessa comunidade possam usar o aplicativo para ter informações de qualidade, encontrar serviços nas proximidades (como creches e consultórios odontológicos), além de ter um botão de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Além do projeto “Futurus Infância”, do Rio de Janeiro, outras duas iniciativas foram contempladas; “A criança com deficiência(s) do nascimento aos três anos: implementação e avaliação de um Programa de Intervenção Precoce”, do Rio Grande do Sul e “Projeto de Assessoria Técnica ao Conjunto José Monteiro Sobral”, de Sergipe.

Cada equipe vencedora ganhou R$ 10 mil para implementar o projeto no primeiro semestre de 2021. Confira entrevista que foi ao ar no Revista Rio desta quarta-feira (16) clicando no player acima.

Criado em 16/12/2020 - 12:54

Mais do programa