No Revista Rio desta quarta-feira (29), Dylan Araújo conversou com a jornalista Flora Daemon, professora de jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades, da Universidade Federal Fluminense (PPCULT-UFF).
Na entrevista, o ouvinte confere uma reflexão acerca dos últimos casos de violência ocorridos em escolas brasileiras, como o ataque cometido por um adolescente, na zona oeste de São Paulo e outra possível tentativa de ataque em uma escola da Gávea, na última terça-feira (28), que voltaram a colocar em evidência as violências praticadas no universo escolar.
A repetição de episódios como esses, no Brasil e no mundo, deixa claro que os ataques não são fenômenos isolados e desconectados da vida em sociedade e do ambiente escolar. Flora Daemon, estuda o tema desde 2008. Em 2015, ela publicou o livro "Sob o signo da infâmia: das violências em ambientes educacionais às estratégias midiáticas de jovens homicidas/suicidas".
Segundo ela, algumas possíveis evidências referem-se a repetição dos episódios, as alusões a casos anteriores e a relação que os episódios têm com o bullying.
Qual o papel das escolas e das famílias no contexto desses trágicos acontecimentos?
Ouça a entrevista completa no player acima.