Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psicóloga fala sobre os desafios na mudança de hábitos e comportamentos

Para Lidiane Silva, quando esta não se dá na velocidade esperada é comum que as pessoas desenvolvam sentimentos como culpa e frustração

Revista Rio

No AR em 26/04/2023 - 10:40

No Revista Rio desta quarta-feira (26), Dylan Araujo conversou com a psicóloga Lidiane Silva, professora universitária, mestra em Ciências das Religiões, sobre os desafios envolvidos nas mudanças de hábitos e comportamentos.

Transformações conscientes costumam ser bastante desafiadoras. Quando a mudança não acontece na velocidade esperada é comum que surjam sentimentos como a culpa e a frustração. Escorregar na dieta, abandonar tarefas prioritárias, voltar a consumir drogas, ou viver aventuras fora do que está pactuado no relacionamento. Esses são exemplos comuns de quem percebe alguma contradição no próprio comportamento.

Na entrevista, assuntos como os relatos comuns de pacientes que expressam sofrimento a partir de frases como "quero parar, mas não consigo" e pessoas que apresentam comportamentos diferentes do próprio discurso, ou da própria crença religiosa.

Ainda, a reflexão sobre o desconforto com atitudes necessárias na vida profissional e a pressão no ambiente de trabalho, como com a exigência de condutas reprováveis, metas além do limite e suas consequências emocionais e sofrimento psíquico.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 26/04/2023 - 16:06

Mais do programa